O deputado federal Paulo Pimenta (PT) garantiu nesta terça-feira que não há risco de paralisação da obra de duplicação da travessia urbana de Santa Maria. O parlamentar santa-mariense disse que já conversou duas vezes pessoalmente com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, que garantiu a continuidade da obra, mesmo com os cortes de 36% no orçamento da pasta.
Pimenta também foi conversar nesta terça-feira com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, o gaúcho Eliseu Padilha, que ligou a Rodrigues para reiterar o pedido de que "a duplicação em Santa Maria é uma prioridade política e de interesse do governo".
- O ministro já me disse que essa obra não será paralisada. É uma questão política, e não técnica. Não trabalho com a hipótese de que essa obra pare. Se, por ventura, algum técnico de escalões inferiores entender por bem fazer algo para que essa obra paralise, quem paralisará a estrada serei eu. Eu mesmo vou trancar a estrada e vou transformar isso num problema político - afirmou Pimenta.
A obra de duplicação das BRs começou em dezembro passado. No lote 1, entre os trevos do Castelinho e da Uglione, as obras feitas pelo consórcio Continental-Sogel-Ecoplan andaram mais rápido que o previsto até abril, mas agora estão em ritmo lento devido aos atrasos de pagamento do Dnit. Já no lote 2, da Uglione ao Arroio Taquara, perto da Ulbra, o consórcio Sultepa-Magna-Etel parou a obra em 30 de abril.
Como o Dnit deve pagar parte dos atrasados esta semana, há chance de retomada das obras no lote 2, mas não se sabe quais os planos do consórcio, pois ele não fala com a imprensa.
"